[firebase-br] Relacionamento Mestre x Detalhe & Violação de Chaves

Adilson B. Cápua Jr. juniorcapua em yahoo.com.br
Ter Out 12 22:16:50 -03 2004

PessoALL,

    Estou usando o Delphi 7 + DBX + Firebird 1.5 !

    Para relacionamentos mestre-detalhe, estou usando uma dica que vi no
site Firebase: dois sqls,
um provide, dois clientdataser e tres datasource! Até aí tudo bem... Pelo
que eu sei (ou acho que sei)
o DBX mantém os dados na memória local até o commit ser efetuado para então
gravar tudo no banco,
certo? Como posso fazer para "criticar" o usuário, caso ele duplique um
certo lancamento na tabela
filha??? Por exemplo, num relacionamento envolvendo Vendas e Vendas_Itens,
devo criticar caso o
usuário lance um certo produto duas vezes... Tem como eu resolver isso?
Atualmente, o meu projeto
simplesmente não grava registro duplicado! Não dá erro nenhum, não acontece
nada... Simplesmente
não grava o registro duplicado no banco!!!

    Qualquer ajuda e/ou exemplo é muito bem vindo...

[]'s

---