[firebase-br] Fw: [freepascal] agenda com lazarus

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoftinfo.com.br
Seg Out 11 08:19:14 -03 2004

Otto, e demais,

O freepascal foi projetado para ser "Unix compatible" mas suportar a sintaxe
do "Turbo Pascal" ele foi concebido totalmente em 32 bits e orientado a
objeto, inclusive em DOS (através de um extensor de memória "embutido" que é
linkado internamente ao executável), windows, linux e mac.

Sua principal vantagem é que está evoluindo para suportar a sintaxe object
pascal a lá Delhi. (já possui AnsiStrings, WideStrings, blocos try..except,
está quase funcional a sua RTTI, etc...)

Como é pascal, pode-se expandi-lo facilmente com algumas units, como acesso
a banco de dados Interbase/firebird, MySql e PostGree, acesso a aplicações
gráficas (Win32, GTK/Gnome, QT/KDE, e X nativo), mas a que está mais
avançada é a GTK que pode ser "compatibilizada" com o Windows através de
algumas Dlls como GTKLibxxx.

Possui um assembler embutido que trabalha com 4 sintaxes distintas (Intel,
MS/Borland, Unix e AT&T) e tem compatibilidade de Objeto com quase todos os
compiladores linux, (utiliza por sinal o LD - linkador oficial do linux para
gerar os executáveis) ;-)

PS: ainda há o projeto Lazarus, que é como se fosse um RAD para o
FreePascal, ele é semelhante ao Delphi (na cara e recursos) mas ainda falta
muita coisa....

[s]

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática