Re: [firebase-br] [OFF-TOPPIC] - Experiências com o Lazarus ou Free-Pascal

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoftinfo.com.br
Ter Out 5 11:16:48 -03 2004

Leonardo,

Já fiz alguns testes com o FreePascal e com o Lazarus...

Cheguei a conclusão que o Lazarus já é maduro para ser utilizado, mas o
Lazarus não é...

Escrevi um artigo (que está disponivel na FireBase) sobre isto e lá verá que
ainda falta muita coisa ser implementado para acesso ao FB com qualidade.

Estou coletando informações para "atualizar" o artigo mas ainda não tive
sucesso (tempo) nesta tarefa.

Fiz alguns testes com o Dev C++ em Windows para conectar ao FB, e como ele
usa GCC imagino que poderá ser compilado em Linux com poucas alterações.

E como há compatibilidade entre os objetos do GCC e do FreePascal, estou
pensando em testar (para o ano-que-vem) desenvolver funções para acesso ao
banco nativamente em C e criar o front-end do aplicativo em FreePascal /
Lazarus, mas isto é muito demorado.

O que me anima é que o Lazarus está amadurecendo rápido (exceto a parte de
banco de dados que está rastejando) - do ponto de vista de cross-plataforma
e dos componentes visuais. Em linux o GTK está razoavelmente estável.

[s] e qquer coisa entre em contato!

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR