[firebase-br] AutoIncremento

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Seg Out 4 16:15:18 -03 2004

Nilton o problema sera que outro usuario pegara o mesmo ID pois ainda nao houve o commite, sugiro que faça um commite logo apos pegar o ID e caso seja dado um rolbak na transação faça um procedimento para devolver o codigo...voce tera menos codigos perdidos..

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: Nilton Souza
To: FireBase
Sent: Monday, October 04, 2004 4:05 PM
Subject: Re: [firebase-br] AutoIncremento

Olá Evandro,

Eu uso os generators em tabelas onde não existe nenhum problema em perder a
numeração e quando existe a necessidade de manter a sequência da numeração
eu utilizo uma tabela de controle a qual submeto ao contexto transacional,
assim ela irá ficar em "lock" até que seja efetuado um commit ou rollback
evitando que outro usuário pegue o mesmo número. Porém tome cuidado com isso
pois você pode facilmente gerar queda de performance ou até deadlock's,
sugiro que você reduza ao máximo o tempo de vida de suas transações.

A estrutura da minha tabela de controle é mais ou menos assim:

CREATE TABLE Tabelas (
    Nome VARCHAR(30) NOT NULL,
    ProximoId INT DEFAULT 1 NOT NULL
);

ALTER TABLE Tabelas ADD Primary Key PK_Tabelas (Nome);

Então eu tenho uma SP chamada sp_proximo_id com essa estrutura:

set term !! ;
create or alter procedure sp_proximo_id(TabNome varchar(30))
returns(Id integer)
as
begin
  select ProximoId
  from TABELAS
  where upper(Nome) = upper(:TabNome)
  into :Id ;

  if (:Id is not null and :Id > 0) then
  begin
    update TABELAS
    set ProximoId = ProximoId + 1
    where upper(Nome) = upper(:TabNome);
  end
  else
    Id = -1;

  suspend; /* USE O SUSPEND SE VC QUISER PEGAR O ID ATRAVÉS DE SELECT's */
end !!
set term ; !!

Exemplo de utilização:

SQLConnection.StartTransaction(TransDesc);

          (observe que a chamada é feita dentro do escopo transacional)

SQLConnection.Commit(TransDesc);

[]'s
Nilton Souza