[firebase-br] Ajuda a iniciante

Ricardo - VSI Informática ricardo em vsiinformatica.com.br
Sex Out 1 08:03:46 -03 2004

Olá !!

        Havia ouvido falar em Firebird e nunca dei muita importância ...
até que precisei de um banco de porte gratuíto e multiplataforma ... aí
que caí nesse mundo !!!!
        Ainda estou engatinhando com os comandos do banco .... mas
espero que com a ajuda de vc e bastante esforço, eu logo me ambiente ao
Firebird.

    Preciso de orientação para dois problemas.

1 - Tenho o seguinte Select:
SELECT DISTINCT
                (SELECT SUM(Mes_Valor)
                 FROM MOVES
                 WHERE Mes_Tipo = 'E' AND
                 Mes_Data Between '09/01/2004 00:00' AND '09/30/2004
23:59'
)
-
                (SELECT SUM(Mes_Valor)
                 FROM MOVES
                 WHERE Mes_Tipo = 'S' AND
                 Mes_Data Between '09/01/2004 00:00' AND '09/30/2004
23:59'
) AS Saldo
FROM MOVES

Este select vai me trazer um saldo ... diminuinto as saídas do valor de
entrada ..... o problema reside em eu não ter entrada ou saída ... então
ele está trazendo valores NULL .... como posso utilizar o CASE para
resolver ??

2 - Preciso fazer um select que me retorne o nome dos campos de uma
determinada tabela ..... como faço ??

Grato

Ricardo Rocha