[firebase-br] Conversando com Nickolay Samofatov(isso é realmente interessante)

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Ter Nov 30 22:37:06 -03 2004

Olá a todos amigos da Lista!!!
A algum tempo estava acompanhando lendo os emails da
lista e estava andando meio preocupado com algumas
alterações no FireBird 1.5 e 1.5.1.

Era que ao migrar bases de dados do interbase 6.0.x, e
do FireBird 1.0.X para 1.5 ou 1.5.1 aconteciam algums
"erros" ou "incongruências" em 'selects' que antes
retornavam o valor almejado e após o restore do GBK ou
FBK nas versões mais recentes do Firebird os tais
erros apareciam e até davam "crash" nas aplicações da
galera.

Conversando com nada mais nada menos que Nickolay
Samofatov um dos desenvolvedores do FireBird, russo
que mora atualmente no Canadá perguntei a ele sobre
este comportamento, ao que ele me respondeu que não
são bugs e ouveram decisões entre eles
premeditadamente que causaram este tipo de
comportamento, ou seja, são formas diferentes do banco
gerenciar as informações !!!

E ele falou que são mudanças positivas para o banco
Firebird mas que tem o agrave de "quebrar a
compatibilidade com as versões 1.0.3 para tráz" do
Firebird e demais versões do InterBase.

Segundo suas próprias palavras, o Nickolay disse que o
FireBird está se tornando mais 'restritivo' em
construções SQL passíveis de erro ou de retorno de
dados inconsistente ou melhor disendo que possam
abilitar resultados indefinidos. E foi enfático, fora
uma decisão.
A versão 2.0 do Firebird vai ser ainda mais restritiva
ainda ele disse. E no release notes desta versão ele
afirmou que será publicada um lista de modificações
que vai quebrar mais ainda a compatibilidade com as
versões anteriores compativel com InterBase 6.0 ou 6.5
Apesera de não serem tantas esta lista vai aumentar,
eis o por que, de algumas coisas não funcionarem como
esperávamos após migrarmos para o Firebird 1.5 ou
posterior.

Abaixo segue uma pequena lista que ele me escreveu
seguida de uma modesta tradução livre de minha parte,
não alterei nada do que ele escreveu para que todos
pudessem interpretar por si próprios.
changes breaking backwards compatibility:
- a few new keywords are added in each release
(algumas novas palavras reservadas são adicionadas a
cada release)

Firebird 1.0.
- disallowed ambigous field references in Dialect 3
(Disabilitadas referências ambíguas em referências a
campos. No meu pequeno entender pessoal, ele indica
mais claramente isto:

create table teste ( id integer );
     select id from teste a, teste b

id pode ser encontrado em ambos A e B. isso é uma
refeência ambígua. No Firebird 1.0.x e InterBase 6.0.x
você poderia escrever algo como:
     select test.id from teste a, teste b
isto está realmente proibido no Firebird 2.0, no meu
ver isso está mais para correção de bug não é?)
Firebird 1.5
- invalid aggregate references are disallowed,
basically if expression may not be computed using
values in GROUP BY clause - you cannot reference it
Firebird 2.0
- disallowed duplicate and ambigous table aliases. if
tables is listed with an alias its fields cannot be
referenced using table name anymore.
(desabilitadas referencias duplicadas ou ambíguas a
apelidos de tabelas, se as tabelas são listadas
através do alias seus campos não mais podem ser
referenciados o nome da tabela )

 Eu creio que seria + ou - isto: "select
algumatabela.algumCampo from algumatabela algumalias"
não é mais uma query valida.

- default order of nulls is changed in queries
a ordem padrão dos nulls mudou nas querys.

Bom é isto aí... são coisas boas para a comunidade,
novas mudanças veem aí.. um detalhe foi ele falando
sobre o nosso Brazuca que está ajudando no

collate PT_Br

Segue:

Adriano is the cool guy
He's reworking entire INTL framework in a branch
forked from 2.0
skidder (09:35 PM) :
He added Unicode 4.0 support, standard unicode
colations, collated blobs, etc

Oi cantu que tal fazer uma entrevista com o Nickolay?
seria bom para se publicar em uma revista ou no
próprio firebase, tenho falado com ele regularmente e
ele é um cara bacana.

Abraço a todos e espero ter ajudado muita gente
do amigo
   Marcelo Fortes.