[firebase-br] OFF-TOPIC - 3 Camadas ou Cliente/Servidor

Julio Cesar julio_gyn em yahoo.com.br
Ter Nov 30 19:35:39 -03 2004

Francisco Thiago Almeida

concordo com vc quanto a muita coisa, mas:

> 1- Portabilidade - Sua aplicação estará pronta para QUALQUER banco de
> dados

estar preparado e dizer fazer as conexoes com os banco de dados no servidor,
pode-se fazer uma versao do servidor para cada banco de dados ou um com
algum parametro.... nao se altera os aplicativos clientes, mas o servidor
sim...

> 3- Custo - Você não irá precisar de um servidor Ultra plus ++ para o banco
> de dados. Você irá precisar apenas de memória e processamento no servidor
> de aplicação, ou noS servidorES de aplicação.. e uma rede muito boa

td bem se colocar o servidor de banco separado do servidor da aplicacao, mas
dependendo do que se faca no banco o servidor nao e menos importante que o
de aplicacao...

> 3-  Segurança - Por natureza, os softwares desenvolvidos com essa
> tecnologia são mais seguros do que os Cliente/Servidor, uma vez que é
> necessário ultrapassar outra camada de proteção para chegar o Banco de
> dados. Por esse motivo, segundo o Lichot, todos os bancos estão
> trabalhando com sistemas multicamadas.

nao concordo com esta suposta seguranca, caso nao se tenha acesso fisico ao
servidor e tenha uma boa politica de gerenciamento de senhas da sua rede o
CS e muito seguro tb, me arrisco a dizer q a seguranca e a mesma...

Julio Cesar
julio_gyn em yahoo.com.br
+353 (87) 2184139
+353 (091) 63031