[firebase-br] Trigger + ClientDataSet

Francisco Thiago Almeida jeandeadlucky em yahoo.com.br
Ter Nov 30 14:44:17 -03 2004

considerando que sua trigger está corretamente setada e ativa para a tabela em questão, a única explicação para a sua pergunta é:
Por acaso você tem esse if em sua trigger?

IF New.Chave Is Null Then
  New.Chave = gen_id(generator,1)

Se tiver, mude... porque está sendo enviado um valor para o campo e na trigger você tem uma comparação para null.

Espero ter ajudado

Thiago

Rodolpho da Silva Nascimento <rnascimento em cmsolucoes.com.br> wrote:
Verifique se a sua trigger está setada correntamente na sua tabela....

Subject: [firebase-br] Trigger + ClientDataSet

Boa tarde amigos da lista,
Criei a dupla GENERATOR+TRIGGER em minha base de dados sendo que o
trigger é BEFORE INSERT, e no delphi utilizo o time
SQLDATASET+DATASETPROVIDER+CLIENTDATASET.

No formulário de manutenção da tabela uso os DataControls nativos do
delphi 7.

O problema é que quando vou inserir um novo registro ao tentar gravá-lo
(POST + APPLYUPDATES(-1)) eu recebo um erro informando que o campo
chaveprimária não pode conter valor vázio!!!

Andei pesquisando e algumas prováveis soluções que encontrei não
funcionaram!

Uma é a de inserir um valor simbólico na chave primária antes do post,
na dia diz que este valor seria substituído pelo GENERATOR na base de
dados, mas isto não ocorre, ao verificar a inserção o valor da chave
primária é o dito valor simbólico!!!

Como posso resolver tal situação?

Francisco Thiago de Almeida
MRL Consultoria em Informática
Divisão Desenvolvimento e Banco de Dados
Franca/SP