RES: [firebase-br] Select aparentemente muito complicado (?????)

Denis da Silva Guerra ministeriokairos em yahoo.com.br
Sáb Nov 27 11:15:48 -03 2004

Legal,
Mas aquela é a formatação que o cliente quer (apesar da sua parecer ser bem
mais bacana).
E a quantidade de produtos está limitada em 10.
Portanto só haverá sempre 10 colunas de produtos.

[ ]'s

~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^
Denis da Silva Guerra
denisdsguerra em yahoo.com.br
São José do Vale do Rio Preto - RJ
Ministério Kairós
www.ministeriokairos.hpg.com.br
~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^~^ .

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Fabiano Arndt
Enviada em: sábado, 27 de novembro de 2004 11:05
Para: lista em firebase.com.br
Assunto: RE: [firebase-br] Select aparentemente muito complicado (?????)

Olá Denis,

vc poderia fazer diferente

fazer apenas três colunas, pois da forma q vc quer fazer vc teria um numero
variavel de colunas (coisa q eu nao sei como fazer), vamos imaginar q vc
tivesse
50 produtos, isso resultaria em 52 colunas, oq, na minha opinião nao iria
ficar legal.

talvez seria melhor assim:

cliente   | produto   | quantidade
cliente1 | produto1 | 25
cliente1 | produto2 | 33
cliente1 | produto3 | 48
cliente2 | produto1 | 18
cliente2 | produto2 | 44
cliente3 | produto1 | 12
cliente3 | produto3 | 19

a sql ficaria mais ou menos assim:

select
  nm_cliente,
  nm_produto,
  sum(QUANTIDADE) as quantidade
from
  clientes,
  produtos,
  vendas
where
  clientes.cd_cliente = vendas.cd_cliente
  and
  produtos.cd_produto = vendas.cd_produto
group by
  nm_cliente, -->estaria ordenado pelo nome do cliente
  nm_produto

ou

group by
  nm_produto,-->estaria ordenado pelo nome do produto
  nm_cliente

ps. não sei se a sql tá certa e nao tenho certeza se o group by vai ordenar
como te falei,
caso nao ordene use um order by.

espero ter ajudado.

Fabiano.