[firebase-br] Alguem conhece o EBX (componente de acesso para oFirebird) ?

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Qua Nov 24 06:08:10 -03 2004

ola Chico.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

como voce nao recebeu nenhuma resposta a altura do nivel desta lista na qual voce postou essa tua msg, eu resolvi me manifestar, para te dar ao menos uma ideia do que voce deve estar procurando...

na tua msg, voce deve ter se referido ao IBX (InterBase eXpress), o qual nada mais eh do que uma das cacas nativas da boR$land (para saber mais sobre o IBX, sobre como uma brilhante iniciativa do open sourcer Greg Deatz resultou nessa lastimavel coisa que vem com o delphi desde a versao 5 deste, de um look no seguinte artigo: http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=134 ...;o).

mas, em suma, o IBX eh um componente de acesso ao InterBase e, por enquanto, ate que comecem a surgir as inevitaveis incompatibilidades que certamente surgirão, ao Firebird...

assim como acontece com o dbExpress (outra das cacas nativas da boR$land), se voce usa-lo acompanhado com a muleta do ClientDataSet, voce conseguira, por enquanto, um desempenho satisfatorio (se voce nao for muito exigente, evidentemente...;o) no acesso ao Firebird (gente, eu ja quero deixar bem claro que nao estou querendo comprar briga com os adeptos do CDS, que eu estou ciente de que o CDS eh um caso a parte, que nao foi criado pela boR$land para tapar os furos existentes nas suas cacas nativas, mas sim para desenvolvimento em 3 camadas, etc e talz...;o).

maaasss, Chico, em suma, se voce esta procurando um componente que te permita um acesso nativo, direto (qua nao seja uma camada) e, por que nao dizer, sensacional, ao Firebird, eu te aconselho a usar o IBObjects (www.ibobjects.com), o qual tem a garantia, na palavra de seu criador e no trabalho da "equipe nao oficial" responsavel pelo seu aperfeiçoamento, a qual se encontra espalhada pelo mundo todo, de que sempre sera compativel com o Firebird...

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski