[firebase-br] Dúvidas para escrever e chamar storedprocedure de uma trigger

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Seg Nov 22 15:47:07 -03 2004

Boa tarde amigos..
Escrevi uma função para utilizar no Firebird que transforma todos os caracteres em maiusculas e minusculas e retira à acentuação, ela funciona assim ex:
digitado: JOSÉ ANTONIO DA SILVA ou José Antonio da Silva, ou josé antonio da silva
a função retorna Jose Antonio da Silva.
esta funcionando normalmente o eu estou chamando em uma trigger que esta escrita desta forma:
CREATE GENERATOR GEN_CLIENTES_ID;
SET TERM ^ ;
CREATE TRIGGER CLIENTES_BI FOR CLIENTES
ACTIVE BEFORE INSERT OR UPDATE POSITION 0
AS
BEGIN
  IF (NEW.CODIGO IS NULL) THEN
    NEW.CODIGO = GEN_ID(GEN_CLIENTES_ID,1);

  if ((new.nome <> old.nome) or (old.nome is null)) then
    new.nome = upperlowercase(new.nome);

  if ((new.endereco <> OLD.endereco) or (old.endereco is null)) then
    new.endereco = upperlowercase(new.endereco);
END
^
SET TERM ; ^
Eu gostaria de saber se há como escrever uma procedure e nesta procedure eu chamaria a função, o interessante seria se eu pudesse passar de uma vez vários parametros ex:
nome,endereco,bairro ou seja de uma vez só eu passaria todos os campos, mas não sei se em procedures eu posso declarar parametros e não utiliza-los, se alguém pudesse me ajudar a escrever esta procedure desde já sou muito grato.

Fausto