[firebase-br] Firebird 1.0 e 1.5 no mesmo server

Thiago Vidal thiago em datatech.com.br
Seg Nov 22 13:40:53 -03 2004

Pessoal, socorro!

Como sempre, urgente e desesperadamente.

Fizemos o upgrade do Firebird 1.0 para 1.5 aqui na empresa, e depois de 2
meses, estamos percebendo que o número de consultas que funcionavam
perfeitamente com o 1.0 e que pararam de funcionar com o 1.5 deixa claro que
vale a pena manter ambos rodando no mesmo server, acessando os mesmos dados.

Agora ao fazer uma consulta com left joins em uma view recebo a seguinte
mensagem: "The cursor identified in the update or delete statement is not
positioned on a row. no current record for fetch operation.", e procurando
pelo google, percebi que realmente se trata de um bug do firebird. (Links
abaixo)

Gostaria de saber então a opinião de voces sobre rodar o firebird 1.0 e 1.5
no mesmo server, acessando os mesmos arquivos, se podem ocorrer
problemas/corrupção de dados, e se alguem puder, por favor, me indicar onde
eu encontro informações sobre como fazer este tipo de instalação incluindo
alteração da porta que deverá ser diferente, eu serei muito, muito grato.

Obrigado.

Links:
http://www.elists.org/pipermail/delphi-db/2001-January/003072.html
http://cvs.sourceforge.net/viewcvs.py/firebird/firebird2/doc/WhatsNew?rev=1.22
http://dbforums.com/t833103.html

Query:
SELECT
  B.NEMP, -- CHAR(5)
  E.NOMEEMPRS, -- VARCHAR(40)
  R.REFDESC, -- VARCHAR(15)
  B.TCONTRIB, -- CHAR(1)
  B.NSIND, -- CHAR(4)
  cast('SAO PAULO' as varchar(10)) as apelido,
  R.DTREFDESC -- DATE

FROM
  V_DEBITOS_S B
  join ARQREF_S R on (b.REF = r.REFPG)
  join ARQEMPRE_S E on (b.NEMP = e.NUMEROEMP)

Thiago Oliveira Vidal
Desenvolvimento de Sistemas
Datatech Tecnologia e Informática