[firebase-br] FireBird - Componentes Nativos do Delphi. - meioofftopic

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Sex Nov 19 22:18:21 -03 2004

Vc tem qu ter em mente que a borland liberou os fontes
do interbase 6 logo fechou e começou a adicionar
funcionalidades ao InterBase novas de modo fechado. ou
seja detalhes específicos da implementação dela não
são abertos ao público geral, por sua vez o Firebird
continuou sendo desenvolvido, independentemente com
novas implementações expecíficas diferentes do
InterBase 6.5, 7.0 e 7.1

No caso eu já testei o Firebird 1.5 com IBX e tudo
funcionou perfeitamente, evidentementeque não exauri
todas as pontencialidades da biblioteca.
e é preciso que o arquivo gds32.dll fornecido pelo
firebird esteja instalado para manter compatibilidade.

esse gds32.dll simplesmente aponta para o
fbclient.dll.

No entanto se você está muito acostumado com IBX mas
quer ter total segurança de compatibilidade tanto com
InterBase quanto com Firebird eu aconselho usar os
componentes FIB Plus, que tem o mesmo parentesco do
IBX e é muito bom, até melhor que o ibx principalmente
no controle de transações... no FIB Plus você pode
usar dois componentes de transaction para um mesmo
dataset sendo que uma transação é só para leitura e
outra para update, delete, insert etc... assim vc pode
dar commit em uma sem fechar os data sets, e manter a
outra em commit retaining por tempo mais indeterminado
para leitura, sem que isso venha a destruir o server.

Espero ter ajudado !!!