[firebase-br] otimizador de consultas do firebird

Eliomar eliomar em promediconet.com.br
Sex Nov 19 08:34:03 -03 2004

Desculpe a santa ignorância mas o que é JOIN IMPLICITO e JOIN EXPLICITO?

Agradecido.
Eliomar,
ICQ - 167715482
Soft-Data Softwares Administrativos
hptt://www.promediconet.com.br

------------- Segue mensagem original! -------------

De: "Josauro S.J." <josauro em casasoft.inf.br>
Data: Thu, 18 Nov 2004 18:32:22 -0200
Para: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Assunto: Re: [firebase-br] otimizador de consultas do firebird

Primeiramente esse estilo de JOIN é do padrao SQL-89, em uma sintaxe antiga, chamada de Join implicito, essa sintaxe so permite o INNER JOIN (onde voce faz relacionamento entre todos os registro de todas as tabelas envolvidas), voce nao pode determinar outra forma de JOIN com ela como LEFT JOIN (muito melhor na maioria dos casos) ou RIGHT JOIN ...,  essa sintaxe não tem suporte em alguns drives de acesso, podendo ser incompativel, provavelmente sera eliminada a compatibilidade em futuras versões do FB, usando o JOIN explicito voce tem maior clareza em seu código evitando erros, e facilitando o otimizador de código do FB.

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br