[firebase-br] otimizador de consultas do firebird

Jarbas jarbas em softplus.com.br
Qui Nov 18 22:44:14 -03 2004

Meu caro, pelo menos no Oracle isso seria impossível, pois há de ter um join
entre as tabelas, independentemente de filtros.

Não creio que seja uma boa forma de tratamento, caso o Firebird ou outro BD
aceite.

[ ]

Jarbas

"Maglan Cristiano Diemer" <maglan em univates.br>
escreveu na mensagem news:419D067B.9070400 em univates.br...
Pessoal,

Suponha duas tabelas relacionadas.

create table PESSOAS {
   codigopessoa integer not null, (chave primaria)
   nome varchar(100),
   codigocidade integer (chave estrangeira)
}

create table CIDADES {
   codigocidade integer not null, (chave primaria)
   nome varchar(100)
}

Eu quero saber se o Interbase interpreta
os seguintes selects da mesma forma

1)
select *
from pessoas, cidades
where pessoas.codigocidade = cidades.codigocidade
and cidades.codigocidade = 10

2)
select *
from pessoas, cidades
where pessoas.codigocidade = 10
and cidades.codigocidade = 10

Esse é um exemplo pequeno. Mas voces entenderam, né?
Li no livro sobre otimizacoes em bancos SQL, que o
segundo select (apesar de trazer o mesmo resultado
do primeiro) é bem mais rapido do que o primeiro.

Penso que o otimizador do banco poderia cuidar disso, não ?

Ou voces ainda poderiam mostrar outra alternativa que
seja mais rapida ainda ?

O que voces tem a dizer sobre isso ?

Maglan