[firebase-br] Firebird: artigo na revista Dr Dobb's Journal

Otto ottofuch em terra.com.br
Qua Nov 17 10:14:23 -03 2004

A revista mensal Dr Dobb's Journal é uma das revistas de mais pretígio na área de programação. A edição do próximo mes de dezembro de 2004 é dedicada ao Database Development. Uma das chamadas na capa é Inside the Firebird DBMS.
No índice consta:
The Firebird DBMS
By Steve Summers
Firebird is a freely available, open-source, relationa database system descended from Borland's Interbase 6.

No artigo tem as chamadas:
An open-source database with unique features.

"Events ara anoter use for triggers, letting Firebird notify the connected clients when something happens"

Os subtítulos são
Great Tools
Triggers
Events
Stored Procedures
Used-Defined Functions Conclusion.

O interessante no tópico Great Tools o autor escreve:
"A primeira coisa que eu descobrí foi de que eu necessitava de algumas ferramentas. O Firebird não vem com ferramentas administrativas porque a Firebird Foundation não deseja subminar (undercut - tirar o tapete debaixo dos pés) os terceiros desenvolvedores de ferramentas. Em vez disso o Quick start guide (instalado com o servidor) direciona você ao web site da IBPhoenix para baixar ferramentas. Eu segui o link e encontrei pelo menos uma dúzia de ferramentas administrativas, muitas das quais são freeware, open source ou ferramentas comerciais com versões free (versões ligeiramente mais limitadas). Eu me fixei no IB-Expert"

E na conclusão, destaco alguns pontos:
RAID (o programa que o autor desenvolveu) agora está rodando por mais de um ano. Introduzimos mais de 6500 requirements e cerca de 3000 issues/defects (nt assuntos do RAID). O arquivo do banco de dados agora tem mais de 800 MB ... mas faz backup em 30 segundos. Não tivemos nenhum caso de corrupção de banco de dados, e só era fechado para fazer o upgrade para versões mais novas do Firebird e para substituir o computador do servidor.
(...)
No geral, não tive nenhuma razão de lamentar a minha escolha do Firebird pra o projeto. É certo, muitos outros gerenciadores de bancos de dados suportam User-Defined Functions de uma forma ou outra, podem executar Stored Procedures que retornam conjuntos de resultados (result sets) e suportam Triggers; embora, além do Interbase em sí, não ví nenhum outro que suporta Eventos, uma das "coolest features" do Firebird (nt "mais maneros").

Todavia não acredito que nenhum outro (gerenciador de banco de dados) que apresentam a simplicidade, potência (power), facilidade de instalação e uso, termos liberais da licença e relação preço/desempenho do Firebird, além da natureza genuinamente amiga, de suporte e pronta resposta dos membros da comunidade Firebird".
O site da DDJ é http://www.ddj.com/ddj/

[]'s
Otto