[firebase-br] Mudar campo de NULL para NOT NULL

Nilton Souza ntn em bbs2.sul.com.br
Qua Nov 17 10:04:16 -03 2004

Olá Fábio,

Você pode efetuar um update nas tabelas de sistema, desta forma:

UPDATE
  RDB$RELATION_FIELDS
SET
  RDB$NULL_FLAG = :FLAG (NULL para desabilitar ou 1 para habilitar)
WHERE
  RDB$FIELD_NAME = 'NOME_CAMPO' AND
  RDB$RELATION_NAME = 'NOME_TABELA';

Observações:

1. Esta alteração só terá efeito após a reinicialização do Firebird.
2. Tome cuidado para não habilitar o NOT NULL em campos que estejam nulos,
antes popule os mesmos.

[]'s
Nilton Souza