[firebase-br] Duvidas/Problemas com ClientDataSet

André colosso0 em yahoo.com.br
Sáb Nov 13 12:28:32 -03 2004

Oi Pessoal,

Lendo sobre ClientDatasets, tirei a seguinte
conclusao:
O ClientDataSet simplesmente pega os dados que vêm do
DataSetProvider que pega de um descendente da classe
TDataset qualquer (pode ser IBO, IBX, BDE,ADO,etc.)

Vamos supor a seguinte estrutura:

ClientDataSet1 > DataSetProvider1 > Query1

O recomendavel é que se retorne o minimo de registros
possiveis para o cliente.

Duvidas:

1) Os filtros devem ser passado no objeto
ClientDataset1 atraves da propriedade commandText ou
no objeto Query1 atraves de sql?

2)Eu imagino que a propriedade commandText somente
possa fazer um filtro no que ja foi retornado pelo
DataSetProvider1/Query1, ou se eu fizer um comandosql
totalmente diferente no commandtext isso vai alterar o
Sql do objeto Query1?

Problema:
3)
Tenho um DataSetProvider com a string sql "SELECT *
FROM TABELA"
Fiz as ligacoes necessarias e quando coloco
ClientDataSet1.Open ele recupera os dados sem problema

Entao fiz:
	ClientDataSet1.Close
	ClientDataSet1.CommandText := 'SELECT * FROM TABELA
WHERE ID BETWEEN 1 AND 10';
	ClientDataSet1.Open

	Obtive a seguinte mensagem de erro : "CommandText
changes are not allowed"

	Como utilizo esse recurso(CommandText)?

4)
Tenho duvidas como trabalhar com Mestre/Detalhe sem
ser utilizando Datasets aninhados (TDatasetField). Tem
alguma explicacao que possam me mandar ou algum
exemplo?

Agradeco qualquer ajuda

Andre