[firebase-br] utilizando INDICES

Nelson A. Servija Vechini nelsonvechini em terra.com.br
Qui Nov 11 15:30:02 -03 2004

Bom dia !

Fiz uma solução que ficou muito lenta em algumas situações e gostaria de
saber se no grupo alguém já fez algo diferente.

Bom, tenho uma tabela de ICMS e quero, na verdade o meu cliente, que exista
um campo que possa informar quantos clientes estão cadastrados para cada
registro da tabela de ICMS, utilizei o seguinte código na minha aplicação:

select
       ICMS.ESTADO
     , ICMS.BASEICMS
     , ICMS.ICMS
     , ICMS.BASEIPI
     , ICMS.IPI
     , (
        select count(CLIENTE.CODCLIENTE)
        from CLIENTE
             left outer join CIDADE
               on CLIENTE.CODCIDADE = CIDADE.CODCIDADE
        where ICMS.ESTADO = CIDADE.UF
       ) as QTDE_CLIENTE

from ICMS

Criei um índice para a tabela de CIDADE (CREATE INDEX IDX_CIDADE_UF ON
CIDADE (UF)) e para a tabela de CLIENTE crie outro (CREATE INDEX
IDX_CLIENTE_CIDADE ON CLIENTE (CODCIDADE);) na visualização do plano que é
usado, não mostra nenhum destes.
Como posso forçar o JOIN por um índice?

Esta instrução está no componente que eu manipulo os dados.

Estou utilizando IBO para acessar os dados.

Desde já, agradeço a ajuda...

Nelson Aparecido Servija Vechini
Consultoria em Informática
E-Mail: nelsonvechini em terra.com.br