[firebase-br] Sobre o chat....

Danilo Meira danchristiano em gmail.com
Qui Nov 11 06:15:50 -03 2004

Wagner,

Não sei qual será a escolha do Cantu, mas tenho uma opinião que pode
ser relevante durante a análise das duas opções.

Pessoalmente, não há como como comparar um canal irc e um webchat, já
que o irc também pode ser acessado via web. Para uma lista de
discursão técnica, como esta, os clientes irc (como o mirc)
proporcionariam ferramentas de grande utilidade para todos, desde
usuários e operadores.

Para dar uma ajudinha aos interessados neste tópico, aos novatos em
irc e ao Cantu, registrei o canal #firebase nas redes chatnet (que na
minha opinião, é a melhor rede) e brasnet.

Para quem deseja experimentar e utilizar o chat via cliente irc:
1 - Baixar e instalar um cliente irc (recomendo o mirc http://www.mirc.com).
2 - Conectar ao servidor (digite /server irc.chatnet.com.br na linha
de comando).
3 - Entrar no canal #firebird (digite /join #firebird).

Para quem não pode instalar um cliente irc no computador:
1 - Entre no site http://www.chatnet.com.br
2 - Digite um apelido (no campo "nick") e firebase (no campo "canal")
no canto superior direito do site.
3 - Clique em conectar.
(Esta e qualquer versão browse do irc, assim como os webchats, não
oferece os recursos que os clientes irc oferecem).

Para escolher ou mudar o apelido, basta digitar /nick apelido.
Funciona tanto nos clientes quanto no browser.

Logo ao entrar na sala, vocês recebem as instruções para registar o
nick que escolherem e uma mensagem de boas-vindas.

Lembro a todos que registrei estes canais apenas para que todos possam
experimentar o irc e tirarem suas próprias conclusões. Caso o Cantu se
interesse e aprove a ideia, basta me enviar um mail para que eu
transfira a ele os "poderes" do canal, bem como scripts e instruções
de instalação de versões web para que ele coloque no site da firebase,
para que o mesmo se torne oficialmente o nosso canal.

Espero que gostem da idéia e que façam bom proveito!!!

Danilo Christiano

Abaixo seguem algumas poucas informações e argumentos sobre o irc para
quem desconhece o assunto:

- O irc, a grosso modo, é uma rede de bate-papo que é acessada por
softwares clientes e tem adeptos no mundo todo.

- O irc possibilia a troca de arquivos de maneira rápida e prática:
Basta escolher o apelido e enviar o arquivo diretamente, sem passar
pelo servidor.

- O irc permite o gerenciamento de usuários de forma dinâmica:
O usuário pode registar seu nick (apelido), evitando que outra pessoa
o utilize. Usuários indesejados podem ser retirados ou banidos do chat
com apenas um clique.
- O irc permite uma classificação hierárquica dos usuários,
distribuindo direitos e funções que apenas uma determinada classe pode
executar.

- Multi-servidores:
A maioria das redes irc são multi-servidores. Como os services podem
possuir vários mirros, o chat fica 99,9% on-line.

- Gratuidade:
Para registrar o apelido e utilizar os serviços da maioria das redes
irc não há taxa alguma.
Não há custo a pagar por tráfego de dados.

- Irc via webchat (o melhor argumento):
Quem pensa que para entrar numa sala de irc precisa instalar algum
cliente irc, está redondamente enganado. Existem vários scripts cgi,
php/mysql, applets java e uma infinidade de versões "browsers". São
fáceis de configurar e também são gratuitos. Qualquer site dos membros
da lista pode oferecer uma interface para a sala de bate-papo,
possibilitando os demais usuários utilizarem o canal da faculdade,
trabalho ou em viagens.

Danilo Meira
38 - 9192 - 9979