[firebase-br] Alterar descrição de um campo (testemunho)

Luciano R. Machado luciano em rsys.com.br
Seg Nov 8 12:51:16 -03 2004

Olá Rubem,

O sistema aqui é multi-banco, então me questionaram sobre uma sintaxe
mais simples, parecida com a do M$-SQL.

Vi que o IBExpert na criação de uma tabela usa o comando
"Describe Field ..." mas este naum é um comando do FB. (ou então
preciso estudar mais ;-)

Sacou? São coisas simples e banais mas que volta e meia são alvos
de críticas  por aqui (naum de minha parte, é claro).

Com frequência sou obrigado a escutar que "O Firebird naum faz isso?",
"Mas naum faz aquilo?", "Ah, mas no M$-SQL tem um comando assim..."
Só que semana passada fizemos os primeiros testes do FB em Linux e o
pessoal aqui ficou impressionado com o ganho de velocidade em relação
ao banco M$-SQL.
É claro que isso varia muito de uma estrutura de banco para outra,
mas como portamos toda a estrutura feita originalmente em M$-SQL
a primeira impressão foi execelente.

--
Luciano Rodrigues Machado
Programador - Ribeirão Preto-SP