[firebase-br] DUVIDA SOBRE INDICE

eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Nov 5 11:13:35 -03 2004

Bom dia Mota

Para isso vc não precisa de nenhuma característica especial no índice.
A cláusula ORDER BY é executada por processos próprios do servidor, na
memória ou em arquivos temporários,  sem considerar os índices físicos
da Tabela.
Tais índices são utilizados para otimizar SELECTs.
Uma das poucas utilidades de índices descendentes é quando queremos
localizar a última chave primária atribuida a alguma tabela. Algo como
SELECT MAX(CAMPO) FROM TABELA.
Eu, pessoalmente, utilizo Generators para estas situações que é muito
mais seguro e eficiente.

Agora, se vc quiser criar um índice DESC, salvo ignorância minha, só é
possivel no indice inteiro enão em cada campo individualmente. A sintaxe é:

CREATE DESCENDING INDEX NOME_DO_INDICE
ON NOME_DA_TABELA (CAMPO1, CAPO2, CAMPO_N)

Espero sinceramente ter te auxiliado.

Um abraço, Eduardo