RES: [firebase-br] Problemas Performance

Flavio Yamil yamil3 em brturbo.com.br
Qui Nov 4 14:04:42 -03 2004

Já que vc menciona que o problema começou "de uma hora pra outra", eu faria
alguns testes para isolar os possíveis problemas de rede (física).
Se mesmo assim continuasse demorando, então o problema pode ser máquina
(servidor) ou falta de otimização do banco de dados.

Enfim, uma boa prática para descobrir onde estão os "gargalos", é tentar
isolar as partes do sistema, como rede, banco, máquina, programa, etc.

Flavio Yamil

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Adilson B. Cápua Jr.
Para: Firebase
Assunto: [firebase-br] Problemas Performance

PessoALL,

    No meu projeto envolvendo Firebird 1.5 + DBExpress + Delphi 7, me
daparei
com um problema que não faço a mínima idéia do motivo. Para testar a
aplicação,
criei uma base de dados com aproximadamente 60.000 mil registros (clientes).

Numa tela de consulta, permito que o meu usuário digite as iniciais do
cliente e então
faço uma busca usando um select mais ou menos assim:

SELECT * FROM CLIENTES WHERE NOME_CLIENTE LIKE '%' + Edit1.Text +
 ' ORDER BY NOME_CLIENTE

Nota: Preciso usar o * mesmo, pois todos os campos do cadastro são
necessários
na consulta...

    Até ontem (dia 02/11), caso o usuário digitasse por exemplo a letra "A"
e solicitasse
a pesquisa, o banco quase que imediatamente retornava os 6.000 clientes que
começam
com a letra "A"... Não sei por que o motivo, esse tempo passou para quase 10
ou 15
segundos... Se eu especificar mais o nome, como "ADILSON" por exemplo, o
retorno
é quase que imediato... Já quando a query retorna muitos registros, chega a
demorar
bastante...

 Alguém tem alguma idéia do porque disso???

Qualquer ajuda é bem vinda...

[]'s

---