[firebase-br] Duvida em baixar o servidor no linux.

Antonio Carlos a.lima.silva em terra.com.br
Qui Dez 30 16:00:07 -03 2004

Essa pergunta pode ser 1/2 off topic ( essa palavra é um perigo ) mas creio
que seja pertinente.
Já fiz várias instalacoes do Firebird 1.0.3.972SS.taz.gz, via de regra em
distro linux slackware, descompactado, faço ./install e dentre os varios
modelos para start do Firebird, pego o intitulado generic, copio para
/etc/rc.d com o nome de rc.firebird logicamente com chmod 755.
Bem ao crio aquelas linhas no arquivo de inicialização com o comando
rc.firebird start.
Sempre funcionou 100%. Mas sabe aquele dia que te da vontade de fuçar mais a
fundo ? Bem reparei que o serviço do servidor MySql quando mando desligar o
servidor é parado ( eu modifico o inittab de forma que ao apertar
ctrl+alt+del o servidor entra em shutdown halt )  antes do power off da
máquina , mas não vi isso no firebird. Lógico que se eu der um rc.firebird
stop, ele é parado.
Bem temos ai duas questões :
1 - Qual seria, então qual seria o arquivo desta e outras distros que
poderiamos colocar o comando stop ?
2 - Tudo bem que geralmente se desliga um servidor quando não há mais
nenhuma estação acessando, mas o que ocorre no caso apresentado se houver
estações acessando ? O kernell fecha as portas de acesso ? O banco pode ser
comprometido ?