[firebase-br] Modelo Star (Estrela)

fuzari em task.com.br fuzari em task.com.br
Seg Dez 27 10:24:09 -03 2004

Bom dia a todos e espero que tenham tido um ótimo natal.

Estou iniciando em Firebird / Delphi6 e estou remodelando uma aplicação que
roda há mais de 10 anos em Clipper/DOS.

Alguém sabe me dizer se o FB suporta modelagem star em um BD?

É algo +- parecido com isso:

Tabela TEMPO
PK_Tempo
Mes
Trimestre
Semestre
Ano

Tabela PRODUTO
PK_Produto
Produto
Familia
Linha

Tabela LOCAL
PK_Local
Cidade
Regiao
Estado

DIMENSAO DATA (Relacionadas com as três acima:
PK_Dia
PKFK_Produto
PKFK_Tempo
PKFK_Local
Medida do Fato

Onde, simplificando o modelo obteriamos:
Tempo = 6.209 linhas
Produto = 50 linnhas
Regiões = 50 linhas
Fato = 100.064 linhas

E, realizando uma querie de todas as ocorrências do fato, no modelo star
(estrela), o resultado será de 1.553.243.440.000 linhas.

O FB suporta este tipo de modelo?

sds

Fuzari.