[firebase-br] [FireBird] pequenas duvidas

Jimi Roy Pugss jimi_roy em dew.com.br
Sex Dez 24 11:39:29 -03 2004

Ja tive esse problema no inicio do meu uso com IB6 quando alterava o
metadata do banco alterando características de campos blob, ou ainda
campos nulos, chaves etc e fazia oque citei anteriormente de ficar
"copiando" meus arquivos e fazendo "tudo que não se deve fazer em um
sgdb firebird/ib..." ai sim tinha esses problemas, mas muitos anos se
passaram e hoje, com politicas corretas de manuseio do banco e
modelagem, nunca mais soube oque são esses problemas... como disse outro
colega, tentar modelar o banco e não ficar mudando de "ideia" com
relação a tipos de campos a todo o instante, durante o desenvolvimento
até que tudo bem, mas outra recomendação, quando for instalar, crie um
script de criação do banco pra ficar "zerado' e se precisar alimentar
alguma coisa em uma instalação nova do seu sistema, faça isso via
scripts, nada de copiar colar heim! outra dica, se tem duvidas com
relação ao tipo de dado que o campo deve conter(tipo 30 ou 40
caracteres) use sempre "DOMINIOS" paradeterminar os tipos de dados.

Fui...
--