[firebase-br] Backup / Restore

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Dez 24 00:07:28 -03 2004

ola Alexander.
tudo bem contigo?
sincerely, espero que sim.

voce pode fazer a tua historia da seguinte maneira:

1 - na machine onde esta voce tem o banco de dados e o Firebird instalado, voce cria uma pasta "C:\Backup" (se a unidade for a C:, caso contrario, use a letra da unidade do disco rigido em todos os procedimentos onde eu usarei "C:", okeyz?).

2 - coloque nessa pasta o "PKZIP.EXE" do DOS (ache ele em algum lugar...;o).

3 - nessa mesma pasta, use um editor de textos puro para criar um arquivo chamado "BACKUP.BAT", no qual voce coloca esses comandos æ abaixo:

echo off
cls
echo.
echo.
echo.
echo. minimize esta janela e encerre todas as aplicacoes sabor Firebird
echo. para a execucao do backup (depois maximize ela novamente...;o).
echo.
echo.
echo. insira o primeiro diskette na unidade A: e
echo. pressione qualquer tecla para iniciar ou (Ctrl) + (C) para cancelar...
pause > nul
C:
CD "C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\Bin"
GBAK -B -V -Z -G C:\NomeDaPasta\NomeDoBanco.FDB C:\Backup\Backup.FBK
CD\Backup
PKZIP -EXRP& A:\Backup Backup.FBK
DEL Backup.FBK
echo.
echo.
echo.
echo. Copia Concluida. Feche esta Janela que os teus dados estao salvos,
echo. a nao ser que um dos diskettes azare com a tua vida...

4 - agora voce tem duas opçoes...

uma das alternativas eh colocar esse arquivo, o "backup.bat", no agendador de tarefas do windows para ser executado em uma determinada hora do dia...

mas se voce prefere executa-lo na tua aplicaçao, voce deve localizar em uma das sub-pastas do delphi uma unit chamada "FMXUTILS.PAS"... no meu delphi 4, eu encontrei ele na seguinte pasta:
C:\Arquivos de Programas\Borland\Delphi4\Demos\Doc\Filmanex

e copiar esse arquivo para a pasta "Lib" do delphi e declarar a unit no "uses" da "interface" da tua aplicaçao:

interface

uses
  Windows, Messages, SysUtils, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs,
  StdCtrls, FMXUTILS;

e para executar o arquivo na tua aplicaçao, voce usa o seguinte comando no delphi:
ExecuteFile('BACKUP.BAT', '', 'C:\BACKUP', SW_SHOWMaximized);

para executar o arquivo na aplicaçao, deve existir alguma maneira mais facil a nivel de delphi, mas a unica forma que eu encontrei agora foi essa, okeyz?

[]s
força sempre.
ate +++

Luiz "RedDevil" Stefanski