[firebase-br] OFF-TOPIC: COMENTÁRIOS - Backup / Restore

Jorge Henrique Aguiar jorginho em tauruslocacoes.com.br
Qua Dez 22 10:13:54 -03 2004

Voltando ao assunto do investimento...

É incrível, durante toda minha vida de programador sempre me esbarrei na
questão de "controle de custos"!! Ontem, presenciei tal fato. Diz-se o
sujeito q adotou em seu sistema o bd Pervasive pq era mais seguro q o FB,
pois, não apresentava quase nenhuma corrupção do BD. A questão, na minha
opinião é falta de bom senso. Muitos de meus clientes faziam gambiarras em
seus computadores, visando diminuição de custos, isto é, pegam o FB e querem
q ele rode bem sem dar nenhum problema num P133 com HD (mais do q gasto) de
2.1gb e com 32 de RAM.

Gente, um servidor pra ser SERVIDOR DE VERDADE tem q ser uma maquina
confiável e o procedimento de BACKUP tem q ser SAGRADO dentro da empresa e
de preferência com CD-R/RW ou DVD-R/RW.

Só estou comentando isso pq realmente a culpa sempre recai por cima do
desenvolvedor qdo o "servidor (p133)" falha e os backups em disquete não
recuperam. Nem se quer nunca precisei rodar um procedimento de restauração
por corrupção de base de dados e olha q jah tenho programas rodando em FB há
quase 3 anos e sistema grande, com muito volume de informação.Isso devido a
minha exigência de bons computadores para funcionarem meus programas. Se a
empresa se negar ou se desculpar dizendo q a situação tá preta vc tem duas
alternativas: NÃO FAÇA ou ASSINE UM CONTRATO DECLARANDO Q VC NÃO PODE
GARANTIR o bom funcionamento.

Na minha opinião final, um SGBDR que fica em 2º lugar numa pesquisa perdendo
somente pro Oracle, é digno de ser declarado em DECRETO DE LEI totalmente
confiável. E pq aparece tanta reclamação de corrupção de base? Simplesmente
por falta de bom senso.

DESEJO UM FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO A TODOS DA LISTA!!!

[]´s

Jorge Henrique