Re: [firebase-br] Pool de conexões

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Dez 20 19:39:54 -03 2004

Quem decide se uma thread deve continuar é o colega Cantu. Já escreví antes,
e reitero: a maior parte dos emails que circulam pela lista tratam
genéricamente do SQL, e não específicamente do Firebird, e segundo as regras
muito estreitas sugeridas, teriam que ser banidas da lista.
"Connection pooling is a mechanism through which open database connections
are held in a cache for use and reuse by different parts of an application.
In a Java servlet, for example, each user initiates the execution of the
servlet's doGet() method, which grabs a Connection instance from the
connection pool. When it is done serving the user, it returns the Connecton
instance to the pool. The Connecton is never closed until the web server
shuts down"
(Java Database Best Practices, George Reese, editora O'Reilly, 2003).
Tradução livre:
"Connection pooling (NT - a grosso modo, compartilhamento de conexões) é um
mecanismo através do qual conexões de bases de de dados abertas são mantidas
num cache para uso e reuso pelas diferentes partes de uma aplicação. Num
servlet Java, por exemplo, cada usuário instancia a execução de um método
doGet() de um servlet, que apanha uma instância de Connection do pool (NT:
literalmente um pequeno lago, mas podendo também significar junção de
recursos etc) de conexões. Quando o servlet termina de servir o usuário, ele
devolve a instância de Connection ao pool. A Connection jamais é fechada a
não ser quando o servidor de web encerrar suas atividades".
NT = Nota do Tradutor.
Entendo que o Connection pooling é importante para os usuários do
gerenciador de banco de dados Firebird.

[]'s
Otto