[firebase-br] O que mais devo fazer no XP SP2 para liberar o acesso ao InterBase 6

Paulo Sérgio Dias psdlistdisc em terra.com.br
Dom Dez 19 21:28:48 -03 2004

Pessoal:

Instalei na rede do meu escritorio um XP Home, com SP2,
e nele instalei tambem o InterBase 6.

Ja' adicionei a porta 3050 no firewall
que vem no SP2, para poder liberar
acesso ao InterBase 6, mas quando
eu tento me conectar ao IB 6, a partir de outra
maquina da rede, aparece uma mensagem
dizendo que nao foi possivel a conexao,
pois o computador destino recusou explicitamente
(nao me lembro da frase exata agora - desculpem).

Tambem ja' ativei a opcao "NETBIOS sobre TCP"
nessa maquina com XP-Home, mas tambem
nao adiantou.   Ja' tentei me conectar via IBConsole
e via BDE Administrator, e a mensagem e' a mesma.

Obs.:  Se eu tento me conectar, a partir da maquina XP-Home
a algum InterBase 6 que esta' em outra maquina,
aparece uma mensagem informando que o servico gds_db
nao esta' disponivel (a mensagem e' mais ou menos essa -
desculpem, mas nao estou no local onde a rede esta'
funcionando agora).     Verifiquei o arquivo
SERVICES tanto do XP-Home quanto das outras maquinas
da rede, e la' esta' incluida a linha abaixo:
gds_db           3050/tcp

Enfim, ha' algo mais que eu possa fazer ?
(alem de eu desativar o firewall - ainda nao fiz  isso nessa maquina,
mas ja' desativei o firewall de um outro XP com SP2, quando eu
nao sabia do recurso de adicionar a porta 3050, e pelo menos
naquela ocasiao funcionou).

Muito obrigado pela atencao de todos, e desculpem a longa mensagem.

Paulo