[firebase-br] OFF TOPICs !!!!!!!!!

Eduardo eduardo em icontroller.com.br
Sex Dez 17 19:32:24 -03 2004

Olá Fausto

	Eu concordo com você, porém, a sugestão do Alessandro foi criar uma
segunda lista para estes assuntos e creio que isto resolveria bastante.
	A exemplo das listas da Borland e outras, para quem acompanha via
NewsGroups, fica muito confortável e não perderíamos a valiosa
contribuição dos nossos membros que, ao que parece, não se importam em
colaborar em assuntos OFF. Muitos destes OFFs, embora não sejam
específicos de FireBird/Interbase, são correlatos à nossa atividade de
desenvolvimento e vem de pessoas que utilizam ambiente de
desenvolvimento semelhante ao nosso (Linguagem, componentes, bancos de
dados, etc). Enfim, a comunidade é a mesma, os assuntos é que são
diversos e necessitam melhor classificação para melhorar a utilização
deste espaço.
	Se considerássemos a Lista como sendo um espaço de intercâmbio entre
desenvolvedores que utilizam principalmente Interbase/Firebird como
Banco de Dados, ficaria mais fácil de entender.
Naturalmente, como em todo grupo, existem pessoas que não sabem utilizar
e muitas vezes vemos solicitações que estão claramente explicadas na
documentação do FireBird/Interbase, ou outros assuntos onde uma busca no
Google é rápida e eficiente. Cabe então ao restante do Grupo disciplinar
estas pessoas dentro das regras de utilização. Poderíamos, e isto é uma
sugestão ao próprio Cantú, ter um link tipo
"www.firebase.com.br/regras_de_utilizacao_da_lista", como resposta
padrão para estes casos. Isto valeria também para os casos de má
educação que vez ou outra aparecem.
	O meu convencimento é que se temos tão valiosos colaboradores e estes
parecem não se importar em responder assuntos OFF, poderíamos ter uma
segunda lista FireBase_OFFTOPIC, onde se inscreveria quem quizesse, e
assim, teríamos uma boa solução para o problema.
	Devemos considerar que se o sentimento de negar auxílio a assuntos OFF
representasse a maioria, isto por si só estaria resolvido, porém, se vem
se mantendo, é porque o contrário está acontecendo e a postura de
proibição está se mostrando inóqua. Desta forma, havendo possibilidade,
acredito que a sugestão do Alessandro é bastante atraente.

[ ]s, Sinceramente, Eduardo