[firebase-br] Sobre o Servidor Classic Server

Humberto Reis jr hsreisjr em yahoo.com.br
Qua Dez 15 11:46:22 -03 2004

Sérgio,

Parabens pelo detalhamento da sua resposta, contribui muito com a lista.

CS <sad em uol.com.br> wrote:

Fala aí Carlos Henrique, blz ?

Você é xará do Cantú....

Quanto ao Classic, eu o uso em produção há quase um ano, mas o nosso Server
é muito diferente do seu:

Mother Intel com 2 processadores PIII 1.2 Mhz, Raid Array por hardware com 5
HD´s SCSI, Memória Assinada de 1 GB com correção de erros, Dupla Fonte
Redundante, Sistema Operacional Conectiva GNU/Linux 9 Updates 1 SMP e
Firebird Classic Server 1.5.2.4634-0.i686 (Release Candidate 1).

O Cantú perguntou da memória e das suas conexões simultâneas...

Para mim, e esse é um conceito muito particular, um Servidor para o Fire
deve ter 1 Giga de Ram e Sistema Operacional Linux. Pelo menos um PIII 1.2
Mhz, melhor um P4 1.8 Ghz.

Isso é o meu básico, que recomendo para qualquer empresa. Mas se o banco não
for processar nada (triggers, stored procedures e UDF´s), então pode
considerar menos memória e processador, pois o banco será apenas um
repositório de dados.

Uso esse banco desde o Interbase 6.0 versão Open, e nunca foi bem no Windows
NT/2000. Desde então opto pelo Linux, notadamente Conectiva.

No caso do Servidor SMP, eu acho obrigatório o uso do Classic. O Super
Server trabalha melhor com máquinas Mono Processadas.

Para entender isso, deve-se entender como o Classic e o Super trabalham.
Existe vários documentos na Net que explicam essa diferença.

Mas rápidamente, o Super abre um processo por vez e cada transação é uma
Thread no processo, eu acho... Então ele abre um Servidorzinho e esse trata
de tudo. Dizem que o seu problema com máquinas Multi Processadas vem daí,
quando um Processador trata do 1º processo, ao se abrir outra transação, o
outro Processador tentará abrir outro processo e esse colidirá com o
primeiro.

O Classic abre um processo para cada transação, como se fosse um
Servidorzinho para cada Transação aberta na Memória, daí ele usar mais
memória. Como o Super somente abre um processo e esse vai crescendo ou
diminuindo de acordo com as transações, ele ocupa menos memória.

Técnicamente eu não saberia lhe dizer, mas na prática é isso.

Usar o GNU/Linux tem muitas vantagens, principalmente manutenção, se você
está distante da empresa e precisa acessar o banco remotamente ou rodar um
script local. O SSH é muito mais rápido e seguro que o VNC. Hoje 100 % do
meus Servidores são Linux e 100 % das máquinas clientes são Windows.

Para mudar de versão, seja Super, seja Classic, é recomendável fazer um
backup no velho e um restore no novo.

Outra vantagem do Classic, até para versões Windows, é o controle sobre as
transações: Se você disparar um transação que entra em loop infinito, ou por
qualquer motivo demorar demais e você quiser pará-la, no Classic você
visualiza todos os processos disparados com o tempo de início, uso da
memória e uso do(s) processador(es), podendo então matar o processo.

O Classic não é para testes, é versão de produção assim como o Super.
Existem funcionalidades específicas de cada um para determinado fim.

Não existe dizer que o Classic é melhor ou pior que o Super, existe o que é
adequado para um ou outro fim. Se um substituísse o outro, o outro não
existiria mais.

Desculpe a mensagem grande... eu me empolguei...

Abraços,

Sérgio.

Gente,

Já estou usando Firebird 1.5 em um cliente à 3 meses. A performance melhorou
significativamente, porém estou com uma dúvida com relação ao servidor do FB
que estou usando. Eu instalei o Super Server, porém estava pensando em
trocar para o Classic Server já que o computador que está como servidor,
possui dois processadores e Windows 2000 Server como sistema operacional. Eu
já li que esse Classic Server é bom para esse tipo processador, porém a
empresa é muito grande e não posso marcar bobeira. Para isso preciso da
ajuda de vcs. É seguro mudar para Classic Server? Quais são os cuidados?
Caso eu mude preciso fazer o Backup / Restore?

Ouvi dizer que esse servidor é só para testes e que não deveria considerar
como definitivo.

Agradeço pela ajuda de vcs.