Re: [firebase-br] Recuperação/Backup

Marcos Paulo marcosbnu em yahoo.com.br
Ter Dez 14 10:08:27 -03 2004

Caro Glênio,

    A dificuldade não é do backup em si, mas do restore, que seria interessante fazer periodicamente. Para solucionar isso os colegas da lista me deram a solução.

    Segundo o pessoal, é aconselhavel o Backup/Restore somente quando você altera a estrutura do banco, seja tabelas, indices, SP, TRIGGERS etc. Para tanto, quando isso ocorrer, deverá ser atualizado, e ali vamos desenvolver uma rotina que irá fazer o Backup/Restore automaticamente sem o cliente precisar se preocupar com isso.

    Outra coisa que nos preocupa é que cliente não gosta de fazer backup. Na verdade, se ele quem tem que lembrar de o fazer, frequentemente esquece, mas quando corrompe os dados, ele quer tudo o que foi perdido, por isso, queremos deixar o usuario livre desta responsabilidade. claro, de vez em quando gravar em CD, mas a idéia é gravar em rede pra ele não precisar fazer nada mesmo.

Após este estudo sobre o firebird, pude evidenciar que é o melhor banco de dados para o desenvolvimento de aplicações com vantagens insuperáveis pelos concorrentes que já estão há um tempão no mercado.

Eu só fico imaginando o que vai ser o Firebird daqui uns 4 anos.

Abraços

Marcos Peron
----- Original Message -----
From: Glênio Côrtes Himmen
To: Marcos Paulo ; FireBase
Sent: Monday, December 13, 2004 1:42 PM
Subject: Re: [firebase-br] Recuperação/Backup

Marcos Paulo,

Não sou Dr. no assunto, mas pelo acompnhamento da lista percebi que o
Firebird/Interbase tem a nescessidade de backup periódico, devido a
existência de contadores internos que somente serão zerados por este
procedimento...

E além é claro do fator segurança, você guarda os seus dados em outra
mídia...

Galera, complemente aquilo que faltou e me corrijam onde eu errei, sou
aprendiz e quero ajudar...

E apronveitando este, Marcos eu gostaria de saber de você porque fica
dificil fazer backup nos seus clientes ???

Veja que cada cliente, será respoinsável pelo seu backup, a rotina, você
poderá desenvolver, mas cada um faz o seu...

Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia
Rua João Batista de Toledo, 16, Setor Central
Aparecida de Goiânia-GO - CEP - 74.980-901, Fone: (62) 545-5818
Glênio Côrtes Himmen - glenio.himmen em bol.com.br

Conhecemos o amor nisto:
que ele deu a sua vida por nós, e
nós devemos dar a vida pelos
irmãos.