[firebase-br] Re: Duvida utilizando MDO

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Sex Dez 10 13:22:53 -03 2004

> ** E como você "classificaria" a MDO na sua lista? No topo?

Eu tenho duas alternativas:

1. Continuar com Delphi6 + IBX + Firebird 1.5 por muito tempo
até o momento de migrar para .NET, ocasião na qual eu começaria a
abandonar a plataforma Win32. Neste caso provavelmente terei que
esperar muito, pois acredito que Win32 ainda vai viver por muito
tempo devido aos equipamentos disponíveis em meus clientes.

2. Trocar o IBX por outros componentes para ter compatibilidade com
novas versões do Firebird, mesmo em Win32. Neste caso o MDO é
um forte candidato por ser muito parecido com IBX. O principal ponto
negativo que vejo no MDO é a falta de adesão dos programadores, o
que poderá acontecer quando uma nova versão do FB não for mais
compatível com IBX. Neste caso iria estudando .NET desde já e talvez
até desenvolvendo alguma aplicação de teste, etc, mantendo duas
linhas de trabalho (Win32 e .NET).

> ** Mas se você for continuar a desenvolver aplicações Win32
> ** terá que escolher 2 componentes diferentes de acesso, uma
> ** para cada plataforma, certo? Você já testou algum para .NET?

Provavelmente! Não testei nada em .NET ainda e também não tenho
uma visão muito clara sobre o assunto. Talvez algum componente para
acesso ao Firebird em Win32 seja migado para .NET, mas no momento
vejo apenas uma grande "fumaça" e prefiro tomar as decisões quando
clarear um pouco mais.

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática