[firebase-br] saber quanto de memória está sendo usado

Maglan Cristiano Diemer maglan em univates.br
Qua Dez 8 13:33:11 -03 2004

Carlos H. Cantu wrote:
> Até onde eu sei (e não sou expert em Linux), o Linux tem um
> gerenciador de memória que permite OverCommit, ou seja, uma aplicação
> pode requisitar 100MB de memória para o linux, e ele, mesmo sem ter
> essa memória disponível (em teoria), permite a alocação pela
> aplicação, pois ele acredita que mesmo a aplicação requisitando 100MB,
> ela não irá utiliza-los por completo.
>
> Outra coisa, quando não há memória disponível, o FB aloca menos do que
> o especificado pelo parâmetro de cache.
>
> Uma sugestão: A não ser que você tenha uma razão forte para usar o
> [...]

Sim, uso a versao classic por que tenho um servidor biprocessado.
Mas, como voce pode ter lido na minha outra mensagem, estamos
pensando em substituir o servidor biprocessado por um
P4 3.0GHz HyperThreading.

Este P4 é uma máquina nova que foi comprada para ser uma estação.
Nós estamos cogitando em colocar ela no lugar do servidor.

Inclusive, será que isso vale a pena? Trocar a primeira
opção pela segunda que está lista abaixo?

Primeira opção:
- Dual Pentium III 1.0GHz
- Motherboard ASUS CUV4X-D, FSB 133MHz
- Memória, 2 pentes de 512MB, SDRAM
(nesta opção está rodando o FB classic
para usar os dois processadores)

Segunda opção:
- Pentium IV 3.0GHz com HyperThreading
- Motherboard ASUS P4S800D, FSB 400 a 800MHz
- Memória, 2 pentes de 512MB DDR com dual channel
(nesta opção penso no FB super server, mas parece
que o resultado da versão classic em processadores
HT está melhor do que a versão super server)

Maglan