[firebase-br] saber quanto de memória está sendo usado

Maglan Cristiano Diemer maglan em univates.br
Qua Dez 8 12:27:37 -03 2004

Pessoal,

Tenho um server linux com o FB 1.5.2 Classic.
Quero saber se estou dimensionando certo a
quantidade de memória.

Neste momento, tenho no total 768MB.
O server tem 1GB de memória, mas neste
momento tenho um pente de memória de 256MB
com problema. Entao eu tirei ele.

Pois bem, tenho vários processos
fb_inet_server. Cada estaçao (em torno de 25 a 30)
conecta em dois GDBs.

Um GDB tem 1024 paginas de cache de 4096KB,
esse é o GDB dos ceps do brasil, que somente
é usado quando se cadastra uma pessoa e deseja
descobrir/consultar o seu cep.

O outro GDB que é principal, tem 8192 páginas
de cache de 4096KB.

Pois bem, além desse cache multplicado pelo
tamanho da página, o que mais eu posso fazer
para otimizar a quantidade total de memória ocupada.

Vejam só, neste momento, o resultado do top é
Mem:    774764k total,   770508k used,     4256k free,    16120k buffers
Swap:  1020116k total,     2300k used,  1017816k free,   301080k cached

Ou seja, tem 300MB em cache do total de 770MB.
E os processos fb_inet_server ocupam de memória entre
18MB até 45~50MB

Acredito que os que estão ocupando pouca memória seja os
que estão conectados no banco do ceps.
E, os que estão ocupando mais memoria estão conectados
no banco principal.

Neste momento eu tenho 19 estações conectadas.
Que resultam em 38 instancias do fb_inet_server.
Exatamente 19 processos estão com a memória entre 45~50MB
e outros 19 estão com a memória entre 10~20MB.

O engraçado é que 19 instancias do fb_inet_server
ocupando em torno de 50MB já teriam em torno
de 950MB ocupados.
Mas, o sumário de memória ocupado do comando top
não me mostra isso (como voces podem ver acima).

Enfim, a pergunta é: além do page size multiplicado
pelo page buffers, há como aumentar mais ainda a quantidade
de memória? Existe outro parâmetro que configura a memória
do servidor por estação conectada além do page buffers ?

Ou seja, se quisesse que os processos ocupassem mais memória
ainda (aumentar o cache). Deveria somente aumentar o page buffers?
Sei que o page buffers é limitado em 65536. Mas não recomendam
mais do que 10000 paginas de buffers. Como aumentar o tamanho
da cache se o page buffers não deveria ser mais do que 10000?

Qual seria o tamanho ideal da página? 4096 ou 8198?
Sei que o ideal é que seja igual a quantidade que o sistema
operacional le do disco em cada leitura.
Mas como posso saber isso?

Maglan