[firebase-br] servidor para FB

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Ter Dez 7 22:43:51 -03 2004

 --- Maglan Cristiano Diemer <maglan em univates.br>
escreveu:
> Pessoal,
>
> Tenho uma questões um pouco off-topic.
> É sobre um hardware preferido para o servidor
> firebird.

Essa questão é totalmente dentro do tópico.

A questão é difícil mais é interessante, vai depender
do tipo da aplicação, se client/server, multi-camadas
se o servidor vai ser dedicado ou não etc...

como vc afirmou que serão em média 30 usuários, usando
o banco simultâneamente, se você for usar a classic
server deve aumentar mais memória aí, por que para
cada conexão, uma nova instância de banco paralelo vai
rodar  e no caso seriam 30 novas instâncias do banco,
adicione   a isso o tamanho do pageseize cada banco
vai usar um spaço de pagesize e buffer cache para cada
conexão, daíu vc multiplica o valor de cada um por 30
mais as instâncias do banco e obterá um razoável
grande consumo de memória RAM então se for  usar o
Classic mais memória nele.

Por outro lado a versão 1.5.2 tem se mostrado melhor
como classic Server em máquinas que usam
HyperThreading essa informação quem me deu foi o
próprio Nickolay Somafatov, após umc conversa onde ele
mencionou que havia feito testes em loco.

> [...]
> (este está rodando na primeira máquina)
>
> Segunda:
> HD IDE Seagate de 80GB 7200 RPM.
> (este está rodando na segunda máquina)
>
> Qual HD voces preferem?
> A taxa de transferencia do SCSI fica em 20MB/s
> e do IDE, em torno de 40MB/s.
> Sei que o SCSI é controlado pela controladora
> dele, deixando a CPU livre para outras tarefas.
> Por isso, no final das contas ele ainda seria
> compensador.
> Ou seja, a taxa de transferencia não é o único dado
> que
> deve ser utilizado na decisão da escolha.

Os dois HDs são excelentes, e rápidos ... os HDs SCSI
custumam ser mais tolerantes a falhas, precisa saber
se o GNU/Linux que vc vai usar possui um driver para
ele, por outro lado vc tem que ponderar se sua base de
dados cresce muito e rapidamente, daí a escolha por um
disco maior o de 80 seria o mais indicado, o mais
indicado, e (mais oneroso) seriam ter dois discos um
para o banco e outro para um shadow do banco em caso
de falhas no primeiro vcteria o Shadow no segundo.

Espero ter ajudado.