[firebase-br] Senha no DB e SELECT multi-banco

Daniel / Tecnobyte temp em tecnobyte.com.br
Ter Dez 7 21:32:25 -03 2004

Vejo muita gente questionando a "falta de segurança" (entre aspas mesmo!) de
bancos de dados do Firebird, uma vez que o arquivo de dados poderia ser
copiado para outra máquina e acessado normalmente senha a senha do servidor
original (visto que a senha atualmente fica no servidor e não no banco).

Mas eu continuo pensando que este tipo de mudança no Firebird não parece ser
algo tão bom assim e talvez não tão necessário como enfatizam alguns
profissionais da área.

Estou falando isto pensando numa outra feature que se espera ter no Firebird
futuramente, que seria o SELECT multi-banco, que se não me engano já existe
em outros bancos (Oracle e MS-SQL me parece). Não sei se este seria o nome
correto, mas o que estou dizendo seria ajuntar dados oriundos de dois ou
mais bancos de dados distintos num mesmo select.

Então vem a pergunta:

Como se comportaria um SELECT deste tipo se cada banco possuísse sua própria
senha? Teria que fazer login em cada banco para somente depois fazer o
SELECT? No esquema de segurança atual o login é feito no servidor e não num
banco de dados específico. Isto significa que uma vez feito o login o
usuário poderia (teoricamente) fazer um SELECT multi-banco sem nenhum
problema.

Será que este tipo de "segurança" não estaria causando outros problemas
futuros?

Atenciosamente.

Daniel P. Guimarães
Tecnobyte Informática