[firebase-br] Dbnavigator personalizado

Eduardo eduardo em icontroller.com.br
Ter Dez 7 20:45:45 -03 2004

Olá Claudio Ferlin

Não é por ser FireBird que não funciona o RecordCount, mas o componente
de acesso a dados que vc está utilizando é do tipo ClientDataSet (Não
confunda com TClientDataSet).

Estes tipos de DataSets são configurados a buscar somente X registros,
não trazem tudo como os TTable/Paradox. Se vc observar bem, mesmo os
componentes  "Table" para acesso a bancos de dados Cliente Servidor, são
na verdade "TQueries" com SQL.text "SELECT * FROM MINHA_TABELA". Tudo é
Query - Não existe Table. Não se pensa em Entidade Tabela, mas Entidade
Linhas e Colunas onde estão as informações que eu quero.

Já respondi um outro Post seu te explicando sobre PackedRecords. Sugiro
que vc dê uma estudada nisto. Utilize o Help do Delphi sobre os
componentes que vc está usando. Dê também uma olhada no help sobre
DBExpress e ClientDatasets.

No site da borland e em outros relacionados a programação de banco de
dados tem muita coisa boa escrita a este respeito. É como eu te disse
anteriormente: Você vai ter que aprender a pensar Cliente/Servidor para
  ser feliz.

Utilizar Bancos de Dados relacionais pensando Paradox é uma fonte
inesgotável de frustrações. Você vai acabar blasfemando pros seus Netos
que o tempo do Paradox é que era bom !!!