Re: [firebase-br] Recuperação/Backup

Marcos Paulo marcosbnu em yahoo.com.br
Ter Dez 7 10:13:39 -03 2004

Caro Eduardo,

    Sou muito grato pela sua colaboração.  Você esclareceu minha duvida. Se não houver alteração na estrutura do banco de dados, não é necessário essa novela de backup e restore. então, somente na atualização? Se for, é ótimo. Quando atualizar o sistema (terei que parar as estações) e então um backup restore pode ser feito através de um programa simples sem uma interface para o usuário, tirando o suporte  e o cliente deste trabalho.

Muito obrigado a todos que responderam.

Abraços

Marcos

----- Original Message -----
From: Eduardo Jedliczka
To: Marcos Paulo ; FireBase
Sent: Tuesday, December 07, 2004 9:44 AM
Subject: Re: [firebase-br] Recuperação/Backup

Marcos,

Há coisas que somente são realizadas num backup e restore... pois um
backup/restore serve para: Validação da estrutura, reconstrução dos índices,
verificar consistências, eliminar a fragmentação, aumentando assim a
performance do banco e reduzir o tamanho da base.

Por isto, eu sou contra a idéia de restaurar um backup a cada xxx meses!!!

Agora, eu explico porque o FB precisa de tantos backups e restores: por
culpa nossa, os desenvolvedores.

Muitos de nós fazem alterações nas tabelas de sistema sem nenhuma culpa ou
preocupação. Se não existem comandos SQL para trocar um domínio, para mudar
um campo null para not null, para trocar um campo que compõe um índice de
ordem, há uma razão para isto.

Mas nós não queremos apagar o campo, e recriá-lo, não queremos apagar a
tabela ou aquelas 10 FKs que dependem daquela PK que está errada!!!
alteramos diretamente nas tabelas de sistema (diretamente ou pelo IBExpert)
e achamos que tudo está ótimo, mas o que o banco gravou não foi validado,
então acontece os mais variados  "paus", desde erro de conversão de tipo,
até corrupção do banco.

E isto é apenas a ponta do ICEBERG...

[s]

Eduardo Jedliczka