[firebase-br] Erro ao Utilizar componentes da paleta interbase no firebird

Eduardo eduardo em icontroller.com.br
Seg Dez 6 20:07:04 -03 2004

Olá Claudio

Verifique se não há uma propriedade "PackedRecords" no DataSet que vc
está utilizando.
Este tipo de propriedade informa para dar Fetch inicialmente em apenas X
registros da query e trazer o resto sob demanda. Nestes casos, o
RecordCount vai te informar apenas o que já foi trazido.
Normalmente quando há este tipo de propriedade o valor de -1 significa
"Fetch All", mas é extremamente aconselhável que vc se beneficie disto
pra não trazer por exemplo 50.000 registros de um cadastro a toa.

Quando vc trabalhava com Paradox, trabalhava orientado a Tabelas
(TTable) no que é chamado de "Desktop Application". Este tipo de
abordagem, embora pareça confortável, está praticamente sepultada. Na
abordagem Client Server não há espaço para isso. A Regra é: Peça ao
Servidor somente o que vc precisa. Pare com essa história de pedir 10000
registros para escolher 1 ou 2. Seja específico e peça só estes 1 ou
dois que vc está precisando. Imagine um aplicativo de acesso remoto
trazendo 10.000 registros de uma só vez. Imagine o tempo de download
disso. E o pior, só para satisfazer um conceito de interface com o
usuário de mostrar tudo o que ele não precisa ver.

Você vai ter que reaprender a pensar em Banco de Dados. Pense Cliente
Servidor, fique de olho em 3 camadas e seja feliz.

Um abraço, Eduardo