[firebase-br] Sobre o Firebird 2.0

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Sex Dez 3 19:37:03 -03 2004

Oi Moita, tudo bom?

Bom tenha calma !
a nova versão a 2.0 está na boca do forno saindo já,
mas na minha humilde opinião sugiro que você espere
pelas release candidates mais estáveis até o
lançamento da versão final. Creio que no mais tardar
no início de 2005 já teremos o 1 Release Candidate da
série 2.0  o que posso te adiantar é que ele estrá
muito mais restritivo a resultados de selects
ambíguos. Até mais que a 1.5

por entuanto atualize-se para a 1.5.2 e reporte
qualquer bug ou funcionamento estranho pro pessoal de
desenvolvimento.

vou retransmitir a conversa que eu tive com o Nickolay
Samofatov e postei na lista a algums dias, e o que ele
disse a respeito destes selects restritivos.

FM> Olá a todos amigos da Lista!!!
FM> A algum tempo estava acompanhando lendo os emails
da
FM> lista e estava andando meio preocupado com algumas
FM> alterações no FireBird 1.5 e 1.5.1.

FM> Era que ao migrar bases de dados do interbase
6.0.x, e
FM> do FireBird 1.0.X para 1.5 ou 1.5.1 aconteciam
algums
FM> "erros" ou "incongruências" em 'selects' que antes
FM> retornavam o valor almejado e após o restore do
GBK ou
FM> FBK nas versões mais recentes do Firebird os tais
FM> erros apareciam e até davam "crash" nas aplicações
da
FM> galera.

FM> Conversando com nada mais nada menos que Nickolay
FM> Samofatov um dos desenvolvedores do FireBird,
russo
FM> que mora atualmente no Canadá perguntei a ele
sobre
FM> este comportamento, ao que ele me respondeu que
não
FM> são bugs e ouveram decisões entre eles
FM> premeditadamente que causaram este tipo de
FM> comportamento, ou seja, são formas diferentes do
banco
FM> gerenciar as informações !!!

FM> E ele falou que são mudanças positivas para o
banco
FM> Firebird mas que tem o agrave de "quebrar a
FM> compatibilidade com as versões 1.0.3 para tráz" do
FM> Firebird e demais versões do InterBase.

FM> Segundo suas próprias palavras, o Nickolay disse
que o
FM> FireBird está se tornando mais 'restritivo' em
FM> construções SQL passíveis de erro ou de retorno de
FM> dados inconsistente ou melhor disendo que possam
FM> abilitar resultados indefinidos. E foi enfático,
fora
FM> uma decisão.
FM> A versão 2.0 do Firebird vai ser ainda mais
restritiva
FM> ainda ele disse. E no release notes desta versão
ele
FM> afirmou que será publicada um lista de
modificações
FM> que vai quebrar mais ainda a compatibilidade com
as
FM> versões anteriores compativel com InterBase 6.0 ou
6.5
FM> Apesera de não serem tantas esta lista vai
aumentar,
FM> eis o por que, de algumas coisas não funcionarem
como
FM> esperávamos após migrarmos para o Firebird 1.5 ou
FM> posterior.

FM> Abaixo segue uma pequena lista que ele me escreveu
FM> seguida de uma modesta tradução livre de minha
parte,
FM> não alterei nada do que ele escreveu para que
todos

3
FM> (Disabilitadas referências ambíguas em referências
FM> campos. No meu pequeno entender pessoal, ele
indica
FM> mais claramente isto:

FM> create table teste ( id integer );
FM>      select id from teste a, teste b

FM> id pode ser encontrado em ambos A e B. isso é uma
FM> refeência ambígua. No Firebird 1.0.x e InterBase
6.0.x
FM> você poderia escrever algo como:
FM>      select test.id from teste a, teste b
FM> isto está realmente proibido no Firebird 2.0, no
meu
FM> ver isso está mais para correção de bug não é?)

FM> Firebird 1.5
FM> - invalid aggregate references are disallowed,
FM> basically if expression may not be computed using
FM> values in GROUP BY clause - you cannot reference
it

FM> Firebird 2.0
FM> - disallowed duplicate and ambigous table aliases.
if
FM> tables is listed with an alias its fields cannot
be
FM> referenced using table name anymore.
FM> (desabilitadas referencias duplicadas ou ambíguas
FM> apelidos de tabelas, se as tabelas são listadas
FM> através do alias seus campos não mais podem ser
FM> referenciados o nome da tabela )

FM>  Eu creio que seria + ou - isto: "select
FM> algumatabela.algumCampo from algumatabela
algumalias"
FM> não é mais uma query valida.

FM> - default order of nulls is changed in queries
FM> a ordem padrão dos nulls mudou nas querys.

FM> Bom é isto aí... são coisas boas para a
comunidade,
FM> novas mudanças veem aí.. um detalhe foi ele
falando
FM> sobre o nosso Brazuca que está ajudando no

FM> collate PT_Br

FM> Segue:

FM> Adriano is the cool guy
FM> He's reworking entire INTL framework in a branch
FM> forked from 2.0
FM> skidder (09:35 PM) :
FM> He added Unicode 4.0 support, standard unicode
FM> colations, collated blobs, etc

FM> Oi cantu que tal fazer uma entrevista com o
Nickolay?
FM> seria bom para se publicar em uma revista ou no
FM> próprio firebase, tenho falado com ele
regularmente e