[firebase-br] Problema para controlar saldo de produtos

Josauro S.J. josauro em casasoft.inf.br
Sex Dez 3 16:59:47 -03 2004

Olha acho que voce tem que estruturar bem o seu sistema para poder dar uma operacionalidade a ele, tente gravar direto no banco de dados isso da mais segurança, o que voce pode fazer (a grosso modo), é ter o saldo dos produtos efetivamente confirmado, e tabelas com os pedidos ainda nao confirmados, assim vc pode ter o saldo do seu produto e diminuir os produtos que estao em pedidos (nao confirmados), tendo uma posiçao de saldos com produtos reservados, e voce pode de acordo com que estruture o seu sistema, desconsiderar pedidos nao confirmados ou efetivar a baixa do estoque.(O melhor mesmo seria buscar o saldo sem precisar ter um campo para isso, so contando as entradas e saidas isso sim seria o ideal, ai vc nao tem problemas com saldos.)

Josauro S.J.
Diretor
josauro em casasoft.inf.br
----- Original Message -----
From: Marcelo Siqueira
To: FireBase
Sent: Friday, December 03, 2004 5:38 PM
Subject: [firebase-br] Problema para controlar saldo de produtos

Boa tarde,

Preciso controlar o saldo de produtos durante uma operação de venda e
estou em duvida sobre qual a melhor maneira de fazer isso.

Meu plano é fazer uma tela de vendas onde pego todas as informações do
usuário e gravo tudo em estruturas de memória, para só no final abrir
uma transação e gravar o pedido efetivamente no banco.

Porém existe uma exceção nessa idéia de gravar toda venda em memória: o
saldo do produto. Assim que o usuário escolhe um produto eu decremento o
seu saldo da tabela para evitar que outro usuário faça um pedido do
mesmo produto caso este tenha saldo zero.

Por fim, se o usuário confirmar a venda, o saldo do estoque já vai estar
certo, caso ele cancele o pedido eu incremento os saldos dos produtos
para que eles fiquem com o valor original. Mas ai existe um problema. Se
a maquina cliente travar antes do cliente confirmar ou cancelar o pedido
eu perco os meus dados que estavam em memória e o banco vai ficar com
informações inconsistentes.

Enfim, gostaria de saber sobre a experiência de outros programadores no
modo como controlam o saldo de produtos durante telas de venda. Alguém
poderia me dar algumas dicas sobre como é maneira correta de se fazer
isso dentro de um ambiente cliente/servidor?

Marcelo