[firebase-br] Select com um campo ComputedByquandolentodeixatodos os outros GDBs lento. Porque?

Eduardo Jedliczka eduardo em gerasoftinfo.com.br
Sex Dez 3 08:18:14 -03 2004

Chico, desculpe ser grosso... Acho que me excedi um pouco... Mas concerteza,
eu chamei a sua atenção (e de outros).

Mas vamos lá... (Só um detalhe, eu não sei com quais bancos de dados, e
tecnologias, você já trabalhou, então dificulta um pouco)

PK (Primary Key) é a chave primária, é um identificador único daquele
registro. Pode ser um campo ou vários.
FK (Foreign Key) é uma chave estrangeira. É uma "regra" que consiste que
informações de uma tabela "existam" na outra tabela. Ou seja se você tem uma
tabela produtos, que possui um campo código do fornecedor, você quer que
este fornecedor exista! Correto, e em determinados casos que se for
alterado/excluído o fornecedor, o banco continua íntegro...

Join é uma junção, é a capacidade do banco retornar registros de duas ou
mais tabelas num mesmo select. ou seja:
Select P.CodProduto, P.Nome, P.Quant, P.Preco, P.CodFornecedor, F.Nome as
NomeFornecedor
>From Produtos P
Inner Join Fornecedores F on F.CodFornecedor = P.CodFornecedor

Trará todos os produtos com o nome de seu respectivo fornecedor.

Se você quizesse em ordem do nome do fornecedor, ou filtrado pelo nome do
fornecedor, poderia acrescentar algo como

Where F.Nome Like '%FIRE%'
Order by F.Nome, P.Nome

[s]

PS: como você utiliza IBX, deve conhecer o IBUpdateSQL...

PS2: há muito material interessante na FireBase para quem está começando ou
tem algumas dúvidas em relação ao IB/FB.

Eduardo Jedliczka
GeraSoft Informática
Apucarana - PR