[firebase-br] Select com um campo Computed By quando lento deixa todos os outros GDBs lento. Porque?

Chico chico em auditecmatao.com.br
Qui Dez 2 15:35:39 -03 2004

Pessoal, eu tenho um GDB aqui cujo uma tabela possue quase 4000 registros. Essa tabela tem um campo chamado FORNECEDOR que é COMPUTED BY. Quando eu faço:

Select * from CONTAPAGARNF
Where UPPER(FORNECEDOR) Like UPPER('%FIA%')

Ele demora uns 15 segundos para me retornar apenas 1 resultado. Só que enquanto ele demora, as demais maquina que estão processando outros sistemas com outros GDBs, ficam lentas. Aí quando esse select que eu fiz retorna o resultado. As maquinas voltam a velocidade normal.
Alguem ja passou por isso ? Uso FireBird 1.0.2.908 D7 IBX

Grato.
Chico.