[firebase-br] OFF-TOPIC - 3 Camadas ou Cliente/Servidor

Francisco Thiago Almeida jeandeadlucky em yahoo.com.br
Qua Dez 1 11:40:36 -03 2004

Olá Júlio Cesar!

Portabilidade - No meu ponto de vista, a única coisa que você vai realmente precisar trocar é o meio de acesso (dbx, ado, ibx, etc)... e, é claro, o sql deste componentes. O grosso mesmo da aplicação (validações e outras coisas) fica no próprio servidor de aplicação, sem necessidade de atualização.

Servidores - É claro que você não me vai colocar um 133 de servidor de Banco né... E o servidor do banco realmente não é mais, ou menos, importante que o servidor de aplicação.. mas como os gastos, por assim dizer, estarão distribuídos, o momento para um upgrade no parque de servidores (aplicação ou banco) pode ser prorrogado, aumentando a vida útil das máquinas.

Segurança - Ora, se uma pessoa tem acesso físico ao servidor aí pelo amor de Deus né? Eu falo por exemplo de uma aplicação web... ou a disponibilidade dos servidores na rede. Um caso onde não há uma configuração de contas de usuários entre outras cautelas com segurança, nem deve servir para comparação.. é como trancar a porta e deixar a chave de fora. Aí não há Modelo que seja seguro. No caso de alguém mal intencionado conseguir burlar a segurança de sua aplicação web, ou conseguir acesso ao terminal, essa pessoa nao vai ter em mão o banco de dados (o mais importante neste caso); no máximo ela vai conseguir o nome da máquina do servidor de aplicação. Não é totalmente seguro (nada o é), mas dificulta o trabalho e o "cara" deverá ter mais conhecimento do que ele imagina para acessar o nosso banco

Thiago

Júlio Cesar wrote :

Francisco Thiago Almeida

concordo com vc quanto a muita coisa, mas:

> 1- Portabilidade - Sua aplicação estará pronta para QUALQUER banco de > dados

estar preparado e dizer fazer as conexoes com os banco de dados no servidor,
pode-se fazer uma versao do servidor para cada banco de dados ou um com
algum parametro.... nao se altera os aplicativos clientes, mas o servidor
sim...

> 3- Custo - Você não irá precisar de um servidor Ultra plus ++ para o banco
> de dados. Você irá precisar apenas de memória e processamento no servidor
> de aplicação, ou noS servidorES de aplicação.. e uma rede muito boa

td bem se colocar o servidor de banco separado do servidor da aplicacao, mas
dependendo do que se faca no banco o servidor nao e menos importante que o
de aplicacao...

> 3-  Segurança - Por natureza, os softwares desenvolvidos com essa
> tecnologia são mais seguros do que os Cliente/Servidor, uma vez que é
> necessário ultrapassar outra camada de proteção para chegar o Banco de
> dados. Por esse motivo, segundo o Lichot, todos os bancos estão
> trabalhando com sistemas multicamadas.

nao concordo com esta suposta seguranca, caso nao se tenha acesso fisico ao
servidor e tenha uma boa politica de gerenciamento de senhas da sua rede o
CS e muito seguro tb, me arrisco a dizer q a seguranca e a mesma...

Francisco Thiago de Almeida
MRL Consultoria em Informática
Divisão Desenvolvimento e Banco de Dados
Franca/SP